Como usar feeds RSS para aumentar a produtividade — Parte 1

You can now listen to this article
Subscribe
Voiced by Amazon Polly

Uma das perguntas que muitas vezes recebo é como posso ler e acompanhar tantas informações em um horário já ocupado. Eu uso várias técnicas, e hoje quero deixar você entrar em uma das minhas ferramentas secretas. Eu uso extensivamente feeds RSS para coletar novas informações de vários sites em um só lugar.

O que é RSS?

Um feed RSS (Really Simple Syndication) é um serviço fornecido por muitos sites que envia informações quando novo conteúdo é publicado. Toda vez que um site publica um novo conteúdo, detalhes sobre esse conteúdo — incluindo o texto completo do conteúdo ou um resumo, data de publicação, autor, link direto e outras informações — são gerados automaticamente em um arquivo e exibidos em ordem cronológica inversa.

Como o arquivo RSS contém detalhes sobre cada conteúdo que um site publica, você pode usar feeds RSS para coisas como manter-se atualizado com cada novo artigo que seu site favorito publica. Você também pode criar automaticamente boletins informativos por e-mail ou postagens nas redes sociais para promover o novo conteúdo.

Os feeds RSS geralmente são codificados em formato XML e são ilegíveis nesse formato nativo. Isso é muito parecido com o código HTML de um site. Você precisa de uma ferramenta para converter o código em texto e gráficos legíveis. Esta é a função de um navegador como Chrome ou Edge.

Então, para transformar um feed RSS em algo legível, você precisa de um leitor RSS.

Um leitor RSS é um aplicativo que formata o código XML de um feed RSS e o renderiza para parecer mais com o que você veria em um site.

Feed RSS em Feedly

No passado, quando o RSS era mais comum, os sites tinham um ícone RSS diretamente vinculado ao feed RSS. Isso facilitou a assinatura por meio de seu leitor preferido com um clique de um botão. Hoje, a maioria dos sites não exibe mais um ícone RSS. Mas isso não significa que você não pode obter o conteúdo desse site via RSS: Em um TechTips posteriores, fornecerei informações sobre como encontrar o feed RSS para praticamente qualquer site.

Com o aplicativo de leitura RSS certo, você pode obter um feed RSS de praticamente qualquer blog, podcast, conta de mídia social ou boletim informativo por e-mail que você deseja seguir. Mas o RSS também funciona ao contrário. Ele não apenas puxa conteúdo para um leitor RSS; você pode usá-lo para enviar conteúdo para sites e outros aplicativos também.

Eu uso o Feedly como meu leitor RSS - então usarei isso na maioria dos exemplos abaixo - mas há muitos outros ótimos aplicativos de leitura RSS a serem considerados se você está apenas começando com o RSS.

feedly

Como usar feeds RSS

Seguir seus blogs favoritos é a maneira mais simples de começar a usar o RSS, mas é apenas um dos muitos benefícios que o RSS oferece.

Acompanhe novas postagens de blog, podcasts e uploads de canais do YouTube

Li muitos artigos do site. Manter-se atualizado sobre o que está acontecendo tanto na indústria quanto em outras indústrias é uma excelente maneira de aprender coisas novas, desenvolver novas ideias para tópicos para escrever e encontrar informações que valem a pena ser vinculada nos artigos que escrevo.

Usar um leitor RSS significa visitar o site de cada publicação individualmente para ver se o novo conteúdo foi publicado e não é necessário. Vejo o conteúdo mais recente de todos os sites em que estou interessado em uma única interface de rolagem no Feedly. Geralmente, vejo meu feed Feedly no meu celular. É fácil revisar rapidamente o artigo e decidir se quero fazer mais alguma coisa.

Você pode usar o RSS para mais do que os seguintes artigos. Você também pode usá-lo para ver novos episódios de podcast e novos vídeos publicados em seus canais favoritos do YouTube - tudo de dentro do seu leitor de RSS.

Muitas vezes, inscrever-se em um feed RSS para qualquer conteúdo é tão simples quanto colar o URL da página (uma página de artigo, lista de episódios de podcast, página inicial do canal do YouTube, etc.) que você deseja seguir em seu leitor de RSS. Se existir um feed RSS para essa página, você poderá assiná-lo imediatamente.

Qual é a sua maneira preferida de descobrir e consumir conteúdo?

Please note: I reserve the right to delete comments that are offensive or off-topic.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *