You can now listen to this article
|
Há uma tendência interessante que venho assistindo em algumas das empresas iniciantes da InsurTech que quando começaram - anunciadas com grande alarde - disseram como iriam desintermediar o agente independente. Ao longo dos anos, muitos disseram que agentes independentes são irrelevantes.
Aqui estão alguns indicadores de que essas empresas estão começando a mudar de tom. A realidade fará isso às vezes.
Carta do acionista Metromile Q2 2021
“Lançamos a fase inicial do nosso novo programa de agentes independentes no segundo trimestre de 2021, com mais de 600 agentes nomeados até o momento. Estamos incrivelmente entusiasmados com a forma como essa diversificação de canais complementa nosso modelo existente.”
De Root Q2 2021 Carta de acionistas
“Estamos escalando nosso programa interno de agentes de vendas e pilotando um programa para fornecer nosso produto por meio de agentes licenciados independentes. Oferecer o toque humano amplia o funil para mais bons drivers que podem se beneficiar da tecnologia da Root e permite outro ponto de conexão com clientes em potencial.”
Carta de acionista da Limonada Q2 2021
“Embora tenhamos continuado a ver um forte desempenho em nossos canais diretos, ficamos positivamente surpresos com outros meios de aquisição. No segundo trimestre 21, esses outros canais de distribuição (principalmente parceiros de agentes e graduados em Limonada) mais do que dobraram sua parcela de vendas de proprietários em relação ao segundo trimestre 20.”
Próximo seguro
A Next Insurance abriu sua plataforma tecnológica para pequenos seguros comerciais para agentes. Você pode se inscrever e ser licenciado para vender a linha de produtos Next. Eles têm uma “Produção mínima baixa de 1 apólice por mês”.
Meus pensamentos
Agentes de seguros e corretores independentes permaneceram notavelmente resilientes durante todo o hype dos últimos anos de que eles são irrelevantes e serão desintermediados. Parece que os consumidores votaram com suas carteiras que muitos (a maioria?) prefira a conexão Agente para Consumidor (A2C). Estou orgulhoso do trabalho que estamos fazendo na Catalyit para ajudar os agentes de seguros a continuarem a prosperar usando a tecnologia. Estamos chegando perto de lançar a plataforma para agentes em vários estados. Certifique-se de entrar na lista para saber quando estamos prontos.
Como agente, qual deve ser sua resposta? Algumas opções que consigo pensar incluem:
Por que eu gostaria de apoiar um concorrente que está tentando levar meus clientes?
Eles (escolherão acima ou outros) me dariam melhor acesso a um número maior de clientes em potencial que não estou segmentando atualmente?
Tenho os sistemas em vigor para aproveitar suas plataformas de marketing e tecnologia?
Tenho certeza de que há muitas outras considerações.
Se os comportamentos dos consumidores mudaram, nossa resposta pode ser:
Continue fazendo o que sempre fizemos (funcionou até agora).
Ou experimente novos modelos e ferramentas de distribuição para chegar aos consumidores onde eles estão.
Espero que possamos ter uma conversa robusta sobre tirar proveito de qualquer ferramenta de tecnologia que ajude sua agência a atender melhor os clientes, independentemente de onde vem.
O que você acha? Deixe um comentário.
PS: Eu publiquei uma versão deste artigo no LinkedIn ontem à tarde.
Please note: I reserve the right to delete comments that are offensive or off-topic.