Encontrando versões antigas de um site

You can now listen to this article
Subscribe
Voiced by Amazon Polly

A tecnologia se move rápido. Às vezes, é divertido ver como eram os sites no passado. Existem outros bons motivos pelos quais você pode querer ver uma versão mais antiga de um site.

A maioria dos sites muda com o tempo. O site pode passar por uma reformulação, algum conteúdo pode ser excluído e, às vezes, sites inteiros ficam offline.

Visualizar uma versão mais antiga de um site pode ser útil em determinadas situações.

Você quer encontrar conteúdo antigo de um site.

Você precisa recriar um recurso que não está mais disponível online.

Você deseja ter capturas de tela para mostrar antes e depois de uma reformulação do site.

Você quer descobrir o conteúdo que estava em um site em um determinado momento para uma ação judicial.

Existem muitos exemplos de ações judiciais da agência E e O em que o advogado procurou versões mais antigas de um site da agência contra eles no julgamento.

Alguns serviços acompanham os sites e permitem que você pesquise versões mais antigas por data.

Abaixo estão duas ferramentas que criam arquivos de captura de tela das páginas do site. Essas ferramentas rastreiam a Web e registram instantâneos em diferentes momentos e arquivam essas páginas do site.

1. A máquina Wayback

O Wayback Machine é mantido pelo Internet Archive. É uma biblioteca digital da internet. A Wayback Machine tem mais de 554 bilhões de páginas da web arquivadas. Ele permite que você encontre facilmente capturas de tela de sites antigos em diferentes momentos.

Para usar essa ferramenta, navegue até o site da Wayback Machine, insira o URL do site que deseja verificar e clique em Procurar histórico.

Você verá os resultados como um gráfico com as várias datas em que as cópias do site foram feitas. Clique na barra superior para classificar por anos diferentes.

Abaixo disso, você vê um detalhamento do calendário. Quando você clica em um determinado dia, um pop-up mostrará a hora em que a captura de tela foi tirada.

Depois de clicar na hora desejada, um gráfico em cache da página será carregado para você ver. Você pode clicar com o botão direito do mouse para visualizar o site em uma nova guia.

2. Arquivo da Web da Biblioteca do Congresso

Outro site a ser conferido é a Biblioteca do Congresso. Eles têm uma coleção digital muito grande de livros, gravações de áudio, jornais e sites.

Eles também têm uma ferramenta de pesquisa de arquivos de sites semelhante à Máquina Wayback descrita acima. Se você não conseguir encontrar uma versão antiga do site com o Wayback Machine, experimente esta ferramenta.

Para usar essa ferramenta, basta navegar até os Arquivos da Web da Biblioteca do Congresso, inserir o URL do site e clicar no ícone de pesquisa.

Talvez você não precise usar essas ferramentas com muita frequência, mas elas são úteis quando você precisa pesquisar como era um site no passado.

Que outras ferramentas você achou úteis?

PS: Como mencionei em um boletim informativo anterior, o TechTips está fazendo a transição para o Catalyit. As mudanças virão em breve. Você precisará se inscrever novamente para continuar recebendo o TechTips. Portanto, preste atenção nas próximas semanas para obter instruções específicas sobre como continuar recebendo esta semana. Enquanto isso, não deixe de ir ao Catalyit.com e se inscrever para obter mais informações. Avise-me se você tiver alguma dúvida. Obrigado.

Please note: I reserve the right to delete comments that are offensive or off-topic.

Leave a Reply

Your email address will not be published.